Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Compradores de minério dão calote, diz 'FT'

DO “FINANCIAL TIMES”

Os consumidores chineses de minério de ferro e de carvão térmico estão solicitando aos fornecedores que retardem a entrega de cargas. Em alguns casos, deixaram de pagar seus contratos.

É o sinal mais claro do impacto da desaceleração da economia chinesa sobre o mercado de matérias-primas.

As postergações e a inadimplência surgiram nos últimos dias, segundo operadores, e contribuíram para uma queda nos preços dos produtos.

"Alguns clientes na China nos pediram, nesta semana, para adiar a entrega de certos carregamentos", disse um importante executivo de uma comercializadora mundial de commodities. "Os chineses estão comprando o mínimo necessário no momento."

Um executivo de outra trading também confirmou alguns calotes e postergações.

O minério de ferro e o carvão são cruciais para a lucratividade das grandes mineradoras, como a Vale.

As empresas, sob pressão dos investidores, anunciaram redução de investimentos nos próximos anos devido ao desaquecimento do mercado de commodities.

O preço do minério de ferro com teor de 62%, a referência do mercado, caiu a

US$ 135,5 por tonelada na sexta-feira em Cingapura, com baixa de quase 9% ante a cotação do final de abril.

DESAQUECIMENTO

A China cresceu 8% no primeiro trimestre ante o igual período de 2011 -a menor taxa em quase três anos.

Commodities perecíveis, como a soja e o algodão, também estiveram envolvidas em calotes de compradores chineses nas duas últimas semanas, disse o operador de uma terceira trading global.

Principal consumidor de commodities do mundo, a China ocupa posição essencial nesse mercado.

O país é o maior importador de minério de ferro, respondendo por cerca de 60% do mercado, e é o segundo maior comprador de carvão, atrás do Japão, com fatia de 20% do comércio mundial.

Devido à desaceleração no crescimento econômico e aos estoques crescentes no país, as importações chinesas de commodities foram inesperadamente fracas em abril.

A entrada de minério atingiu a marca mais baixa em seis meses, e as importações de cobre chegaram ao menor patamar em oito meses.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.