Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irmão de ativista cego também escapa na China

Ele estaria em Pequim sob a proteção de advogados da área de direitos humanos

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Chen Guangfu -irmão do ativista cego Chen Guangcheng, que há seis dias viajou para os EUA- também conseguiu escapar da vila rural da província de Shandong, no nordeste da China. Ele estaria em Pequim sob a assistência de advogados de direitos humanos.

Antes de deixar o país, Chen expressou preocupação pelo irmão e por Chen Kegui, filho de Guangfu.

Na noite em que a fuga de Chen foi descoberta, agentes invadiram sua casa durante a madrugada. Na confusão, o sobrinho do ativista atacou um dos invasores com uma faca de cozinha e agora está preso, acusado de tentativa de homicídio.

Mesmo após a fuga de Chen, a vila continua sob forte vigilância. Equipes de jornalistas que tentaram visitá-la foram barrados, como nos 19 meses em que o ativista cego foi mantido em prisão domiciliar.

Advogado autodidata, Chen desembarcou no último sábado em Nova York acompanhado da mulher e dos dois filhos. A viagem foi o resultado de uma complexa negociação entre a China e os EUA, que abrigaram o ativista em sua embaixada em Pequim durante seis dias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.