Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filha de Raúl é aplaudida em evento nos EUA

Mariela Castro participa de palestra sobre transexuais em hospital de San Francisco

Stephen Lam/France Presse
Mariela Castro após evento em San Francisco (Califórnia)
Mariela Castro após evento em San Francisco (Califórnia)

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

A sexóloga cubana Mariela Castro, 49, filha do ditador Raúl Castro e sobrinha de Fidel, foi aplaudida com entusiasmo após participar de uma palestra sobre transexuais num hospital em San Francisco, durante visita aos EUA que vem causando indignação entre políticos e ativistas gays.

Mariela ficou famosa por defender os gays e convencer o governo a pagar por cirurgias de mudança de sexo. Casamentos entre homossexuais ainda são ilegais no país.

Diretora do Centro Nacional de Educação Sexual, de Havana, ela foi convidada para falar sobre tratamentos médicos e direitos dos transexuais, embora tenha abordado também política, ao criticar o embargo dos EUA e defender o regime da ilha.

Para ela, a culpa das restrições entre os dois países é de um pequeno grupo de "mafiosos cubanos" nos EUA, gente "sem escrúpulos". "Por que vocês querem tirar os direitos dos americanos de viajar a Cuba? Não é justo."

"A revolução está crescendo em Cuba. Os cubanos são vítimas de terroristas de Estado, do bloqueio econômico contra Cuba, campanhas para desinformar a população mundial sobre o poder da revolução", acrescentou.

Apesar da ausência de protestos em San Francisco, Mariela foi criticada ao redor do país. O senador democrata Robert Menendez (Nova Jersey) a chamou de "inimiga da democracia".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.