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Nos EUA, confiança do consumidor atinge maior nível em 4 anos

Resultado é motivado por otimismo no mercado de trabalho e baixa nos preços dos combustíveis

DE NOVA YORK

A confiança do consumidor americano atingiu o melhor nível em mais de quatro anos, motivado pelo otimismo em relação ao mercado de trabalho e pela queda no preço dos combustíveis.

O índice calculado pela agência de notícias Reuters e pela Universidade de Michigan apontou que a confiança do consumidor passou de 76,4 pontos em abril para 79,3 em maio (o máximo é 100) -o maior patamar desde outubro de 2007. Foi o nono mês consecutivo de melhora.

Segundo a consultoria IHS Global Insight, a queda no preço dos combustíveis diminuiu a expectativa de inflação para os mesmos níveis registrados em dezembro do ano passado.

O relatório mostra que metade dos consumidores avaliam que a economia melhorou nos últimos 12 meses.

A intenção de compra de bens duráveis, principalmente veículos, também avançou.

O setor automotivo é um dos que se recuperam com mais sucesso nos Estados Unidos. Montadoras como a Chrysler anunciaram contratações e um terceiro turno de produção.

RITMO MODESTO

A taxa de desemprego nos Estados Unidos recuou para 8,1% em abril -o percentual era de 9% há um ano.

Antes da crise econômica, iniciada em dezembro de 2007, a taxa de desemprego no país era de 4,7%.

Embora a economia mostre sinais de recuperação, o ritmo da melhora é considerado modesto.

"A melhora da confiança do consumidor é um bom resultado. O humor do consumidor está lentamente saindo da vala", diz Yinbin Li, analista da consultoria IHS.

A consultoria pondera que ainda existem fortes ventos contrários para as famílias americanas, tais como aumento do custo dos empréstimos estudantis e o crescimento fraco dos salários. (VERENA FORNETTI)

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