Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Imigrantes africanos são alvo de incêndio criminoso em Jerusalém

Pichação próxima ao local diz 'fora daqui'; dois ficaram feridos

MARCELO NINIO
DE JERUSALÉM

Dois imigrantes da Eritreia (leste africano) ficaram feridos ontem em Jerusalém quando o local em que dormiam foi alvo de um incêndio. Segundo a polícia, foi um ato criminoso.

O ataque ocorre em meio a uma onda de hostilidade a imigrantes, alimentada por declarações xenófobas de membros do governo.

Foi o primeiro ataque desse tipo em Jerusalém, após ocorrerem manifestações violentas em Tel Aviv.

Dez africanos que vivem no centro da cidade foram surpreendidos pelo fogo na madrugada. Pichação perto do local eleva a suspeita de ação criminosa: "Fora daqui".

Em comunicado, o Ministério do Exterior condenou o ataque: "A lei e a ética proíbem agressões ao outro, ao estrangeiro. A história judaica nos compele a ser excepcionalmente cautelosos".

Nos últimos cinco anos, cerca de 60 mil imigrantes africanos entraram ilegalmente em Israel pela porosa fronteira com o Egito.

Há duas semanas, centenas de moradores do sul de Tel Aviv agrediram africanos que vivem na região e depredaram suas lojas.

Embora tenha condenado a violência, o premiê Binyamin Netanyahu disse que os imigrantes são uma ameaça "ao caráter judaico e democrático de Israel".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.