Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conflito entre milícias suspende voos em Trípoli

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Conflitos entre milícias rivais suspenderam os voos no aeroporto de Trípoli, a capital da Líbia, e obrigaram passageiros que já haviam embarcado a descer dos aviões. A situação foi controlada no fim do dia; segundo testemunhas, dez pessoas se feriram.

O incidente expõe a contínua instabilidade líbia após a deposição e a morte do ditador Muammar Gaddafi, em 2011. O país pretendia fazer eleições parlamentares no dia 19 deste mês, mas membros do governo de transição disseram à rede Al Jazeera que elas devem ficar para julho.

O aeroporto foi ocupado por cerca de 200 integrantes das Brigadas Al Awfea, milícia baseada na cidade de Tarhouna, a 80 km da capital.

Armados e em picapes, os milicianos cercaram os aviões na pista e pediram a libertação de seu líder, Abu Oegeila al Hebshi -que, segundo eles, havia sido sequestrado e estava detido no aeroporto por forças de segurança.

Após conflito, a situação foi controlada por milícias fiéis ao Ministério do Interior da Líbia, que negociaram com os invasores e afirmaram que Al Hebshi não estava lá.

Os voos internacionais retornaram a Trípoli em abril, depois que o governo retomou de outra milícia, a Zintan, o controle do aeroporto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.