Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Rio+20

China e Brasil vão assinar acordos na área ambiental

Informação é de comitiva de deputados brasileiros em visita ao Congresso do Povo

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

A China e o Brasil assinarão acordos nas áreas de energia e ambiente durante a visita do premiê Wen Jiabao ao país para a conferência Rio +20, disse ontem o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

Segundo ele, que encabeça comitiva de seis deputados à China, os acordos estão em negociação pelas duas chancelarias. Em Pequim, o grupo se reuniu com Wen e Wu Bangguo, presidente do Congresso Nacional do Povo (legislativo chinês).

Adiada algumas vezes, a visita dos deputados brasileiros é uma retribuição a uma viagem de Wu ao Brasil em 2006. Na época, foi assinado um mecanismo de cooperação entre os parlamentos que só entraria em vigor quando o presidente da Câmara brasileiro visitasse a China.

Maia disse que foram acertadas cinco grandes ações com a China, entre as quais "a identificação de projetos e propostas de investimentos comuns que podem ser realizados nos dois países".

Maia disse ainda que, durante reunião com membros do Partido Comunista, ele foi questionado sobre a recente limitação de compra de terras por estrangeiros. Também foi abordada a dificuldade para obter vistos de trabalho.

A China expôs interesse em participar de projetos de infraestrutura, como o do trem-bala entre Campinas e Rio de Janeiro, segundo o deputado.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.