Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irã pede alívio das sanções econômicas

Em reunião em Moscou, EUA e Europa exigem que Teerã 'dê o primeiro passo' na revisão de seu programa nuclear

Teerã reafirma direito de enriquecer urânio com fins pacíficos; potências devem impor embargo ao petróleo

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

No primeiro dos dois dias de negociações com as grandes potências sobre seu programa nuclear, o Irã exigiu ontem um alívio nas sanções que sufocam sua economia.

Diante da provável rejeição das potências à demanda iraniana, a reunião em Moscou tende ao fracasso. Os dois lados dizem que as divergências dificilmente serão superadas hoje. Participantes da reunião relataram, sob condição de anonimato, que a delegação do Irã condicionou eventuais concessões a um "amplo alívio nas sanções".

EUA e União Europeia impuseram a Teerã desde o início do ano duras sanções, em represália ao enriquecimento de urânio a 20% pelo país -nível de pureza que, em tese, elimina as dificuldades à fabricação da bomba atômica, obtida com 90%.

Novas punições que entrarão em vigor no próximo dia 1º impõem embargo total ao petróleo, principal fonte de renda iraniana. O grupo conhecido como P 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) reiterou que o Irã deve dar o primeiro passo. As potências exigem que Teerã suspenda o enriquecimento de urânio a 20%. Em troca, o P 5+1 oferece assistência técnica aos engenheiros nucleares iranianos e alívio parcial das sanções que impedem o Irã de comprar peças de reposição para aviões comerciais. Um ex-negociador chefe de Teerã disse que a oferta equivale a trocar "diamantes por amendoins". O Irã argumenta que tratados internacionais lhe dão o direito de enriquecer urânio para fins pacíficos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.