Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Greve no Itamaraty atinge 67 consulados do Brasil no exterior

Representação em NY não deverá abrir hoje, devido à paralisação por aumento salarial

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Segundo o Sinditamaraty, que reúne servidores do Ministério das Relações Exteriores, funcionários de 67 consulados ou embaixadas no exterior entraram em greve por tempo indeterminado.

O ministério diz que serviços consulares urgentes deverão ser mantidos e que não há balanço da paralisação.

O sindicato afirma que, excluindo os servidores que participam da Rio+20 -eles decidiram deixar a cúpula fora da paralisação -, dois terços dos funcionários aderiram à greve, que é inédita na categoria.

Em Nova York, assistentes e oficiais de chancelaria estão em greve desde segunda. Os diplomatas não aderiram.

Funcionários contratados localmente decidiram parar por 24 horas. O consulado não abre ao público hoje.

O Sinditamaraty diz que as representações brasileiras em Paris, Roma, Berlim, Londres, Tóquio e Madri também foram afetadas.

Os sindicalistas não divulgaram o percentual de aumento requerido e afirmam reivindicar "revisão salarial, para recompor perdas dos últimos 25 anos".

Turistas em viagem ao exterior podem consultar na página www.itamaraty.gov.br os telefones de emergência dos consulados brasileiros.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.