Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC americano decide prorrogar troca de títulos

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

O Federal Reserve (Fed) -o banco central dos EUA- anunciou ontem que prorrogará a troca de títulos do Tesouro de curto prazo pelos de longo prazo, programa conhecido como "Twist".

O objetivo da medida é colocar no mercado títulos de longo prazo com taxas de juros menores do que os investidores cobravam para adquirir papéis desse tipo antes da crise.

Derrubando a taxa desses papéis (com prazo entre seis e 30 anos), o Fed pretende reduzir os juros cobrados pelas instituições financeiras em seus empréstimos.

Os bancos comerciais costumam calibrar seus juros levando em conta o que ocorre com as taxas de títulos do Tesouro.

"A ação de hoje [ontem] não está certamente entre as ações mais agressivas que o Fed poderia ter adotado e, como resultado, os ativos de risco e moedas se comportaram de forma hesitante e o dólar se valorizou", afirma relatório publicado pelo banco HSBC.

Mas o Fed afirma que está pronto a tomar novas medidas de estímulo, depois de ter rebaixado de 2,9% para 2,4% o teto da expectativa para o crescimento neste ano.

De acordo com a autoridade monetária, o país se recupera lentamente.

"O Comitê [de Política Monetária] está preparado para adotar ações adicionais para promover uma recuperação econômica mais forte e uma melhora sustentável nas condições do mercado de trabalho em um contexto de estabilidade de preços", afirma o relatório.

Os juros foram mantidos em patamares próximos de zero. A projeção é que continuem nesses níveis até 2014. Para o Fed, a melhora do emprego perdeu força. As Bolsas ficaram voláteis ontem. O índice Dow Jones teve queda de 0,1%, e a Nasdaq subiu 0,69%. A Bovespa caiu 0,05%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.