Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Divulgação de resultado é adiada no Egito

Comissão eleitoral diz que é preciso tempo para apurar irregularidades; decisão eleva tensão entre islamitas e governo

Irmandade teme manobra da Junta Militar; Exército envia tanques à periferia do Cairo contra protestos

MARCELO NINIO
ENVIADO ESPECIAL AO CAIRO

A palavra que mais se ouve nas ruas do Cairo para definir a angústia e a atmosfera de incerteza que dominam o país nos últimos dias é "fawda" -o termo em árabe que significa caos.

O adiamento do resultado oficial da eleição presidencial e notícias desencontradas sobre a saúde do ex-ditador Hosni Mubarak intensificaram a instabilidade e os temores de uma implosão.

Segundo a mídia egípcia, o Exército reforçou a segurança e tanques foram deslocados para a periferia do Cairo, na expectativa de protestos contra a junta militar que governa o país desde a renúncia do ex-ditador, em fevereiro do ano passado.

Na noite de anteontem, Mubarak, 84, havia sido declarado "clinicamente morto" pela agência de notícias oficial, ao ser transferido da cela em que cumpre prisão perpétua para um hospital.

Ontem, a notícia foi negada por seu advogado. Segundo ele, Mubarak precisou de cuidados médicos após sofrer uma queda. Mas as exatas condições de saúde do ex-ditador continuam a ser um mistério e a alimentar teorias conspiratórias.

Previsto para hoje, o anúncio dos resultados foi adiado sem data marcada pela comissão eleitoral, que alegou necessitar de mais tempo para apurar as denúncias de irregularidades.

O adiamento aumenta a polarização política no país e o risco de confronto entre os militares e a Irmandade Muçulmana, cujo candidato, Mohamed Mursi, afirma ter vencido a eleição presidencial com 52% dos votos.

Indiferente à celebração dos islamitas, o adversário de Mursi, Ahmed Shafiq, afirma que ganhou a eleição com 51,5% da votação.

Ex-comandante da Força Aérea e último primeiro-ministro de Mubarak, Shafiq é visto como o candidato preferido da junta militar, e a demora do resultado oficial despertou suspeitas de manipulação para favorecê-lo.

Depois que os militares baixaram decretos dissolvendo o Parlamento e ampliando seus poderes, "seria mais um golpe inaceitável" e de consequências imprevisíveis, disse à Folha Amr Darrag, dirigente da Irmandade.

Prevendo confrontos, o Exército prepara um plano de segurança para conter "uma grande onda de desordem e instabilidade incitada pela Irmandade Muçulmana depois que Shafiq for anunciado presidente", disse uma fonte do Exército citada pelo jornal estatal "Al Ahram".

Num prenúncio de mais instabilidade, os protestos continuaram na praça Tahrir.

Liderados por parlamentares da Irmandade Muçulmana, os manifestantes prometeram manter a pressão até que os poderes cassados por decreto sejam restituídos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.