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Morre o designer italiano de automóveis Sergio Pininfarina

Empresa presidida por ele projetou modelos célebres da Ferrari

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O designer italiano de automóveis Sergio Pininfarina morreu ontem, aos 85 anos, em sua casa, em Turim, no norte da Itália. A causa não foi informada.

A empresa de sua família, inicialmente chamada Carrozzeria Pinin Farina, projetou praticamente todos os modelos da Ferrari desde 1950.

Sergio ingressou no negócio familiar depois de se formar em engenharia mecânica. Uma de suas primeiras tarefas ali foi planejar a construção de uma fábrica na região de Grugliasco.

Em 1961, tornou-se diretor-executivo da Pininfarina. Cinco anos depois, quando seu pai morreu, foi nomeado presidente do conselho.

Na época, a empresa já se destacava por tornar as últimas tendências de design aerodinâmico atraentes para um público mais amplo.

A família gozava de prestígio suficiente para ser autorizada pelo governo italiano a mudar seu nome para Pininfarina, do original Farina. Pinin, que significa "o pequeno" no Piemonte, era o apelido de seu pai, o fundador da empresa, Gian Battista.

A companhia começou a chamar atenção em 1946, quando o modelo coupe Cisalfa foi considerado um exemplo de excelência em design. É com esse epíteto que está exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Sob o comando de Pininfarina durante meio século, a empresa automobilística viu sua produção crescer de 524 unidades por ano para mais de 50 mil.

Ao longo dos anos, a Pininfarina fez parcerias com Alfa Romeo e Maserati, além de projetar carros para a Rolls-Royce e outras marcas não italianas, como Jaguar, Peugeot, Cadillac, Ford e Mitsubishi.

Em 1967, a companhia foi pioneira no uso de computadores no design. Uma década mais tarde, lançaria, em conjunto com a Fiat, um carro elétrico compacto.

Em 2006, Sergio passou o comando do empreendimento para seu filho, Andrea, que morreu dois anos depois. Em 2010, com uma dívida batendo nos 600 milhões de euros, a empresa resolveu reposicionar sua atuação, concentrando-se no design e deixando de lado a produção de carros.

Afora a carreira no setor automobilístico, Pininfarina foi membro do Parlamento Europeu pelo Partido Liberal italiano entre 1979 e 1988.

O italiano deixa mulher e dois filhos.

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