Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

México faz recontagem de votos após denúncias

Autoridades eleitorais determinam a revisão de mais da metade das urnas

O Instituto Federal Eleitoral nega, porém, pedidos da oposição para que todos os votos sejam recontados

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades eleitorais do México recontaram, ontem, os votos de mais da metade das urnas das eleições de domingo -tanto presidenciais quanto para o Congresso.

A decisão foi uma resposta às denúncias de fraude e aos pedidos de recontagem em áreas em que a disputa entre candidatos foi acirrada.

O resultado final deve ser divulgado hoje. Mas o IFE (Instituto Federal Eleitoral) afirma que a recontagem não deve mudar significativamente a estimativa preliminar que aponta a vitória do candidato Enrique Peña Nieto, do PRI, com 38% dos votos.

Andrés Manuel López Obrador, principal oponente, afirma que houve compra de votos e coerção por parte do PRI, partido que governou o México por décadas.

Obrador, porém, pedia a recontagem total, recusada pelo Instituto Federal Eleitoral.

A lei mexicana estipula que a recontagem total pode ser feita quando houver diferença de menos de um ponto percentual entre os dois candidatos líderes no pleito. Mas as estimativas preliminares sugerem que a diferença entre Peña Nieto e Obrador foi de seis pontos percentuais.

Peña Nieto nega compra de votos e outras irregularidades apontadas por Obrador. Ele afirma que o partido "claramente agiu dentro da lei".

Entre as denúncias da oposição está a de que o PRI distribuiu vales para compras em uma rede de supermercado. Nesta semana, cartões desse tipo foram utilizados.

Em 2006, Obrador já havia pedido a recontagem de votos, ao perder para Felipe Calderón por pouco mais de meio ponto percentual, o equivalente a 250 mil votos. Neste ano, ele teve mais de 3 milhões de votos a menos.

Ao ter seu pedido recusado naquela época, o candidato derrotado deu início a meses de protestos no México.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.