Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aprovação do russo como língua oficial causa conflito na Ucrânia

Polícia dispersa protesto com gás lacrimogêneo e golpes de cassetete

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A decisão de tornar o russo língua oficial de regiões do leste e do sul da Ucrânia provocou confronto entre a polícia e centenas de manifestantes contrários à medida em Kiev, capital da ex-república soviética no Leste Europeu.

Os policiais usaram cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o protesto, ocorrido diante de um prédio em que o presidente Viktor Yanukovich daria entrevista após o Parlamento aprovar a medida. O total de feridos não foi divulgado.

O projeto passou no Legislativo graças ao partido de Yanukovich, interessado em boas relações com a Rússia -o texto reconhece o russo como língua regional em áreas da Ucrânia nas quais ele já é falado, como a Crimeia, ao sul.

Para a oposição e os falantes de ucraniano, porém, a decisão ameaça a soberania do país após 20 anos de independência, obtida com a dissolução da União Soviética.

"Nós somos milhões, e eles não podem fingir que nada aconteceu", disse o boxeador Vitali Klitschko, líder de uma sigla de oposição e ferido na manifestação de ontem.

Para virar lei, o projeto tem de ser sancionado pelos presidentes do país e do Parlamento -o do Legislativo, Volodymyr Lytvyn, entregou o cargo depois dos protestos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.