Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Críticos pedem saída de juiz da Suprema Corte dos EUA

Antonin Scalia criticou nova lei de imigração

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Conhecido por seu sarcasmo, o juiz da Suprema Corte americana Antonin Scalia causou polêmica nesta semana ao comentar recente decisão do tribunal. Críticos o acusaram de "político" e pediram sua renúncia.

No final de junho, a corte reverteu parcialmente a Lei da Imigração do Estado do Arizona, abrandando regras de deportação para filhos de imigrantes ilegais.

A questão, controversa em ano eleitoral, virou foco de debate no país. E a decisão da corte por cinco votos a favor foi vista como uma vitória do presidente Barack Obama.

Os juízes entenderam que cabe ao governo federal definir a política migratória. Scalia, porém, discordou enfaticamente.

Conservador, ele votou contra o parecer, dizendo que os cidadãos daquele Estado estavam "cercados" e que os americanos se sentiam "desamparados diante da imigração ilegal".

Em declaração por escrito, Scalia também fez referências às leis de Estados escravagistas como precedente para políticas de imigração.

A reação da opinião pública foi imediata, incluindo pedido para que o juiz renuncie, feito pelo colunista do "Washington Post" E.J. Dionne. "O juiz Scalia precisa pedir renúncia da Suprema Corte. Ele é um bom orador e professor. Ele seria um ótimo colunista ou blogueiro. Mas ele parece aspirar a se tornar um político -e esse é o problema", disse Dionne.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.