Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Imigração faz Reino Unido ter expansão populacional recorde

Dado reaviva o discurso anti-imigrante em meio à crise; ONG ataca xenofobia na Grécia

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

O Escritório Nacional de Estatísticas britânico divulgou ontem os resultados do Censo-2011 para Inglaterra e Gales, com crescimento recorde de 7,1% na população dos países na última década.

Com o acréscimo de 3,7 milhões de habitantes, os países contam agora com 56,1 milhões de moradores. Mais de metade desse aumento é resultado da imigração para o Reino Unido, e dois terços dos que chegam vêm de nações fora da União Europeia.

Os números saíram num momento de nova recessão no Reino Unido, e um dos resultados do combate à crise é o aumento do discurso anti-imigração no governo do conservador David Cameron.

O ministro da Imigração, Damian Green, culpou a administração anterior, trabalhista, por "deixar que a imigração saísse de controle".

Até mesmo o ministro anterior, o trabalhista Frank Field, admitiu que o aumento populacional deve ser tratado como questão emergencial e de modo restritivo.

Já na Espanha, cresce o número de cidadãos que deixam o país para fugir da crise -o desemprego espanhol é o mais alto da zona do euro.

Segundo o governo, desde 2011 a Espanha registra mais cidadãos saindo do que chegando. No primeiro semestre de 2012, 40.625 espanhóis emigraram, 44,2% mais que no mesmo período em 2011.

Outro país em crise, a Grécia, é hoje a principal porta de entrada na Europa para imigrantes ilegais e experimenta a ascensão do discurso e de práticas xenófobas.

A Human Rights Watch publicou ontem relatório com duras críticas à polícia e ao Poder Judiciário gregos. Imigrantes ouvidos pela ONG relataram furtos e ataques. Por medo de deportação, as agressões muitas vezes não são informadas à polícia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.