Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Romney e Obama estão empatados, diz pesquisa

Republicano tem 45% das intenções de voto, contra 43% do presidente

A três meses e meio da eleição presidencial dos EUA, desempenho da economia parece afetar imagem de democrata

DE WASHINGTON

A piora do cenário econômico nos EUA já afeta a performance eleitoral do presidente Barack Obama, mostrou uma pesquisa do jornal "The New York Times" com a TV CBS divulgada ontem.

Para 49%, seu rival republicano, Mitt Romney, faria um trabalho melhor lidando com a economia e o desemprego no país, enquanto 41% pensam assim de Obama.

A questão tem peso porque 93% dos entrevistados a consideram extremamente ou muito importante na hora de decidir o voto, e para os 7% restantes ela terá "alguma" influência -de longe, o maior índice entre todos os tópicos

Desde abril, o democrata perdeu três pontos percentuais nas preferência e passou de 46% para a 43%, enquanto Romney oscilou de 46% para 45%. A três meses e meio das eleições, os dois estão em empate técnico -a margem de erro da pesquisa é de três pontos a mais ou a menos.

Outros números sobre a performance econômica do presidente são ainda menos animadores: 64% dizem que o governo contribuiu para a piora do quadro -para 34%, contribuiu "muito" (48% dizem o mesmo sobre o antecessor, George W. Bush).

O levantamento ouviu 1.089 adultos nos EUA entre os últimos dias 11 e 16.

Dois de cada três eleitores (64%) afirmaram que o país está no rumo errado, o maior índice desde janeiro (65%) e dois pontos acima de maio.

O entusiasmo também está morno: dos 942 eleitores registrados ouvidos, só 33% se disseram mais animados para votar do que em 2008. Entre os democratas, o índice é ainda menor: 27%. (LUCIANA COELHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.