Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Manifestações incluem bombeiros seminus revoltosos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRI

Mesmo revoltados, funcionários públicos encontraram maneiras criativas e até bem-humoradas de manifestar ontem a indignação contra os cortes em seus salários - de bombeiros sem roupas aos "vovôs indignados".

Os bombeiros protagonizaram as ações mais populares. De manhã, um grupo do quartel de Mieres, um povoado no norte da Espanha, posou apenas de botas e com capacetes na porta do quartel local, sob faixa de protesto.

"Foi a nossa maneira de dizer que os cortes estão nos tirando tudo", disse Juan Fabrias, um deles. De noite, outro grupo de bombeiros refrescou, com carros-pipa e jatos d'água, os manifestantes que lotaram a Porta do Sol, em Madri, sob um calor de 38ºC, ganhando aplausos.

Na capital, o dia começou com uma sabotagem à polícia antidistúrbios. Trinta carros do grupo amanheceram com todos os pneus furados.

A suspeita é que a ação tenha partido de policiais, já que os veículos estavam dentro do quartel. O sindicato central da polícia ofereceu apoio jurídico aos autores da ação.

'NO PASARÁN'

Com o lema "The End", diretores e atores de cinema, encabeçados pelo ator Javier Bardem, organizaram protesto próprio em frente ao Ministério de Cultura. O aumento do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) para o setor da cultura era uma das críticas.

Depois de saber do corte de quase 75% de pessoal, funcionários da televisão pública regional de Valência impediram que altos executivos do canal saíssem de um restaurante. Gritavam "no pasarán", em referência ao famoso lema republicano durante a Guerra Civil Espanhola, na década de 30.

Em Barcelona, o destaque foram os "vovôs indignados", o braço da terceira idade do movimento dos indignados, que inspirou movimentos como o "Ocupe Wall Street". Os idosos mostraram fôlego encabeçando a manifestação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.