Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atirador mata 12 em cinema no Colorado

Segundo a polícia, James Eagan Holmes, 24, estava com rifle, espingarda e revólver na estreia de novo 'Batman'

Suspeito afirmou à polícia ser o Coringa, e colegas o descrevem como 'legal'; não foi esclarecida a motivação

Helen Richardson/"The Denver Post"
Polícia inspeciona área percorrida pelo atirador do cinema no Colorado; no alto, à esq., uma das armas usadas no ataque
Polícia inspeciona área percorrida pelo atirador do cinema no Colorado; no alto, à esq., uma das armas usadas no ataque

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um homem armado, vestindo roupa à prova de bala, matou 12 pessoas e feriu outras 58 numa sessão de estreia de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" na madrugada de ontem em Aurora, no Colorado (EUA).

O atirador, identificado como James Eagan Holmes, 24, carregava um rifle, uma espingarda e um revólver. Ele vestia máscara, e lançou uma lata com algum tipo de gás -provavelmente lacrimogêneo- antes de disparar contra a plateia do cinema.

Holmes foi detido em seguida pela polícia no estacionamento do local, sem resistir. Ele está sob custódia. A motivação do atentado não foi esclarecida. A identidade de todas as vítimas não foi divulgada, mas há informação de que há militares entre elas.

Cerca de 25 policiais foram enviados ao local do ataque após ligações para o serviço de emergência, à 0h29 (horário local). Os feridos foram levados para seis hospitais próximos -11 estavam em estado crítico. As autoridades de segurança cercaram o apartamento de Holmes e dizem que o local estava repleto de explosivos "sofisticados".

CORINGA

Holmes era aluno da escola de medicina da Universidade do Colorado. Ele estudava neurociência.

Seu único antecedente na polícia era uma multa devido ao excesso de velocidade.

Vizinhos dizem que o atirador era um rapaz tímido e não demonstrava comportamento incomum. Colegas de ensino médio de Holmes, que estudou em San Diego, contam que "Jimmy" -como ele era chamado- era "um garoto superlegal", "meio quieto" e "realmente esperto".

À polícia Holmes disse ser o Coringa, vilão do filme anterior do Batman, conhecido pela violência e crueldade. Testemunhas relatam que ele tinha cabelo e barba pintados.

Como é de praxe que fãs assistam às estreias fantasiados, ele pode ter passado despercebido com tal aparência.

Uma das vítimas de ontem foi Jessica Ghawi, que estava tuitando de dentro da sala. Ela havia escapado de outro tiroteio, em Toronto, em junho.

Barack Obama decretou seis dias de luto nos EUA.

"Minhas filhas vão ao cinema. E se Malia e Sasha estivessem na sala, como tantas outras crianças fazem todos os dias? Michelle e eu teremos a sorte de abraçar nossas garotas um pouco mais forte hoje à noite", afirmou Obama.

O tiroteio de ontem trouxe à tona lembranças do massacre de 1999 na escola Columbine, em Littleton, a menos de 30 quilômetros de Aurora. Nesse local, dois estudantes dispararam contra alunos e um professor, matando 12.

A polícia afirma que não está procurando outro suspeito, por haver convicção de que Holmes é o único autor.

Em comunicado, a família do atirador pediu que a privacidade deles seja respeitada no momento. "Nossos corações estão com aqueles envolvidos nessa tragédia."

Holmes deve comparecer a um tribunal na segunda-feira.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.