Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinemas aumentam controle e discutem medidas de segurança

DE LOS ANGELES

Os cinemas americanos já começaram ontem a aumentar as medidas de controle, e os proprietários de salas discutem com o governo ações de segurança.

Em Nova York, policiais foram enviados para os cinemas onde o novo filme do Batman está sendo exibido.

Já o Departamento de Segurança Interna afirmou que está ajudando a Associação Nacional de Proprietários de Cinema a revisar todos os itens de segurança das salas.

A rede AMC avisou que não permitirá gente nas salas com máscara, arma de brinquedo ou fantasias "que deixem espectadores desconfortáveis".

James Holmes, suspeito de ser o atirador no Colorado, teria entrado armado pela porta dos fundos do cinema.

Nos EUA, a posse de armas de fogo é direito previsto na Constituição, com restrições que variam em cada Estado. Com a tragédia, o assunto entrou rapidamente na pauta da eleição presidencial, que ocorre em novembro.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, criticou o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney pedindo menos "palavras suaves" sobre o tiroteio e mais detalhes sobre seus planos para melhorar o controle de armas. Bloomberg lidera um grupo de prefeitos que defendem a causa.

Segundo a entidade Gun Policy, os EUA lideram uma lista de 178 países em que civis possuem mais armas, em um total de 270 milhões de unidades.

(FERNANDA EZABELLA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.