Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Memória

Ataque em sala de cinema em SP matou 3 em 1999

DE SÃO PAULO

O tiroteio de ontem, em um cinema do Colorado, trouxe no Brasil lembranças de um massacre semelhante, ocorrido em São Paulo.

O então estudante de medicina Mateus da Costa Meira metralhou, em 3 de novembro de 1999, a plateia que assistia ao filme "Clube da Luta", em um shopping center no Morumbi.

Três foram mortos.

Meira, que à época tinha 24 anos, usava uma metralhadora e disparou dezenas de tiros durante a sessão exibida às 21h15 no cinema.

Dominado por seguranças, ele foi levado ao distrito policial e então detido.

Meira, que passou a ser conhecido como "o atirador do shopping", foi condenado em 2004 a 120 anos e seis meses de prisão. Em 2007, a pena foi reduzida para 48 anos e nove meses.

Em 2011, após ser inocentado da tentativa de matar um colega de cela, Meira foi transferido a um hospital psiquiátrico em Salvador.

A decisão foi baseada em laudo em que ele foi declarado esquizofrênico. Promotoria e defesa, assim, pediram pela inimputabilidade.

O laudo nota que Meira tinha distúrbios desde criança, sofrendo bullying.

Sobre o atentado no cinema, afirmou: "Eu não tinha juízo crítico. Pensei: 'Não passei vergonha, consegui matar pelo menos três'".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.