Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Noruega lembra 77 vítimas em 1º ano de aniversário de massacre

Sentença do ultradireitista Anders Breivik deverá sair em agosto

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Noruega lembrou ontem as 77 vítimas dos ataques perpetrados pelo ultradireitista Anders Behring Breivik, 33, em cerimônia que marcou o primeiro aniversário do massacre. Em discurso durante a solenidade, o premiê norueguês, Jens Stoltenberg, disse que a tragédia uniu o povo do país na defesa da democracia e tolerância.

Em 22 de julho do ano passado, Breivik detonou uma bomba perto de um prédio do governo em Oslo, deixando oito mortos. Na sequência, ele foi para a ilha de Utoya, onde a juventude do Partido Trabalhista se reunia, e atirou contra os presentes no local, matando 69 pessoas.

A cerimônia de ontem foi realizada no local da explosão na capital norueguesa, onde ainda era possível ver o dano causado pela bomba.

Stoltenberg afirmou que o ultradireitista falhou em sua meta de destruir o compromisso da Noruega de ser uma sociedade inclusiva e multicultural. "A bomba e os tiros tinham como objetivo mudar a Noruega", disse o primeiro-ministro. "O povo norueguês respondeu abraçando nossos valores. O perpetrador perdeu. O povo ganhou."

Líderes do governo e a família real participaram de uma missa na Catedral de Oslo, onde foram lembradas as vítimas de outros atos de violência ao redor do mundo, entre eles na Síria e nos EUA - em uma aparente referência ao massacre em um cinema de Aurora, no Colorado, que matou 12 pessoas na madrugada de sexta-feira.

Sobreviventes e parentes das vítimas de Breivik participaram de uma solenidade privada em Utoya. "Hoje, nós lembramos aqueles que foram mortos. Amanhã, continuaremos a luta por aquilo em que acreditavam", disse Eskil Pedersen, um dos sobreviventes do ataque na ilha.

Breivik admitiu a autoria dos ataques em seu julgamento, que terminou em junho, e disse que suas vítimas eram "traidores" por apoiar a imigração na Noruega.

A decisão da corte sobre seu futuro será revelada em 24 de agosto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.