Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Explosões coordenadas ao sul de Bagdá matam pelo menos 27

Ataques ocorrem um dia após anúncio de retorno da Al Qaeda

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em comunicado divulgado na internet, o braço da Al Qaeda no Iraque afirmou que, após a retirada americana, concluída no fim do ano passado, está retornando a áreas do país que antes eram controladas pela rede terrorista.

Um dia depois do anúncio da organização, uma série de explosões coordenadas em cidades ao sul de Bagdá deixou pelo menos 27 mortos e dezenas de feridos, de acordo com as autoridades locais.

A autoria dos atentados de ontem, porém, não foi reivindicada por nenhum grupo.

Na nota divulgada anteontem à noite, o líder das operações iraquianas da Al Qaeda, Abu Bakr al Baghdadi, afirmou que o grupo está preparando ações para libertar prisioneiros e ameaçou os EUA com novos ataques em território americano.

"Trago boas notícias. Estamos começando uma nova fase na nossa luta, com um plano chamado 'quebrando barreiras'", afirmou Baghdadi no comunicado de 33 minutos. "No topo de nossas prioridades em relação a alvos está perseguir e liquidar juízes, investigadores e guardas."

Baghdadi também pediu a líderes tribais que enviem seus homens para as fileiras da organização, que se prepara para retornar às áreas das quais foi forçada a se retirar pelas tropas aliadas dos EUA entre 2007 e 2008.

"A maioria dos sunitas no Iraque apoia a Al-Qaeda e espera por seu retorno", disse.

ONDA DE VIOLÊNCIA

O Iraque vive uma onda de violência e frequentes atentados contra alvos xiitas e forças de segurança, que se intensificaram desde a retirada das tropas americanas do país e a ordem de detenção contra o vice-presidente sunita, Tareq Hashemi.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.