Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atirador enfrenta 142 acusações nos EUA

James Holmes, que matou 12 em massacre no Colorado, responderá por homicídio em primeiro grau, entre outras

Réu manteve a apatia e não se manifestou durante a audiência; vítimas e familiares acompanharam a sessão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O atirador do Colorado, James Holmes, recebeu ontem 142 acusações formais pelo massacre cometido durante uma sessão de cinema na cidade de Aurora, no último dia 20. Entre elas, 24 são por homicídio em primeiro grau (doloso e premeditado) -o equivalente ao homicídio qualificado no Brasil- e 116 por tentativa de homicídio.

Assim, Holmes responderá por duas acusações referentes a cada um dos 12 mortos e 58 feridos -uma pela intenção de matar e outra por demonstrar "extrema indiferença à vida humana".

Ele ainda será julgado por cometer crime de violência e por posse de explosivos, já que policiais encontraram um sofisticado arsenal em seu apartamento.

Em sua segunda aparição no tribunal, que não durou mais do que uma hora, o atirador de cabelo alaranjado demonstrou a mesma apatia da primeira sessão, na última semana. Desta vez, porém, não parecia estar sob efeito de medicação.

Holmes, 24, não esboçou nenhuma reação enquanto o juiz William Sylvester lia as acusações, nem mesmo quando foi mencionada a possibilidade de que receba a pena de morte. Sua voz apenas foi ouvida quando ele respondeu ter entendido as acusações.

A definição sobre o pedido de pena capital ficará a cargo da promotora, que tem 60 dias para se encontrar com familiares das vítimas e tomar a decisão.

Ontem, o juiz anunciou uma audiência pré-julgamento para 27 de setembro. Uma audiência preliminar do julgamento pode ocorrer na terceira semana de novembro.

A defesa de Holmes já pediu que fossem desconsideradas algumas provas contra seu cliente. Na última semana, a rede Fox News revelou que o atirador teria enviado um pacote para sua psiquiatra, Lynne Fenton, contendo informações sobre o ataque.

Segundo a defesa, a divulgação desse material confidencial à imprensa fere os direitos constitucionais de Holmes e pode influenciar o voto dos jurados.

Familiares das vítimas e mesmo pessoas feridas no ataque acompanharam a apresentação das acusações pela Promotoria no tribunal do condado de Arapahoe, no Colorado.

Alguns vestiam camisetas com o símbolo do Batman, em referência ao filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", que era exibido quando ocorreu o massacre.

Após a sessão, Holmes voltou à prisão do condado, onde está desde o dia do ataque.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.