Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Índia tem 2º dia seguido de mega-apagão

Dos 28 Estados indianos, 20 ficaram no escuro; geradoras de energia não conseguem atender a crescente demanda

Blecaute é o maior da história e atingiu mais de 700 milhões; à noite, energia retornou em algumas áreas do país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mais de 700 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade na Índia ontem, no pior blecaute da história. Havia o receio de que protestos pudessem acontecer caso os cortes de energia no país se estendessem por mais dias.

Dos 28 Estados indianos, houve cortes de energia (que incluíram a capital, Nova Déli) em 20. Três das cinco grandes redes de transmissão de eletricidade tiveram problemas por volta da hora do almoço. Centenas de trens ficaram parados, e os passageiros presos desde a Caxemira (norte) até Nagaland, na fronteira com Mianmar (leste).

Os semáforos pararam de funcionar, causando congestionamentos em Nova Déli, Calcutá e outras metrópoles. Cirurgias foram canceladas em todo o país, e hospitais recorreram a geradores.

Em Bengala Ocidental, centenas de mineiros ficaram aprisionados sob a terra durante horas, devido à paralisação dos elevadores.

A primeira falha ocorreu na rede norte, que já havia sofrido colapso um dia antes, deixando quase 350 milhões de pessoas no escuro por até 14 horas. Em seguida, caíram a rede leste, que inclui Calcutá, e a rede nordeste.

À noite, 50 dos mineiros presos em Bengala Ocidental foram resgatados, e a energia havia sido restaurada no nordeste e em bairros da capital.

CONSUMO

O consumo de eletricidade cresce à medida que os indianos adquirem TVs de tela plana e eletrônicos -símbolos de status para a crescente classe média da Índia.

Mas as geradoras de energia não estão dando conta da demanda. A Autoridade Central de Eletricidade indiana reportou deficit de energia de 8% nos últimos meses. E um terço dos lares indianos não tem eletricidade nem para acionar uma lâmpada, segundo o censo de 2011.

Os dois blecautes consecutivos despertaram preocupação sobre a infraestrutura indiana. O ministro da Energia, Sushil Kumar Shinde, culpou o consumo dos Estados.

"Todo mundo consome energia em excesso da rede. Dei instruções para que os Estados que excedam sua cota de consumo sejam punidos e seu abastecimento de energia seja cortado", afirmou.

Há receio de protestos caso os blecautes continuem, disse Harry Dhaul, diretor da Associação dos Produtores Independentes de Energia da Índia (Ippai).

"É evidente que haverá agitação em áreas urbanas, que se tornaram dependentes de eletricidade. Pode haver tumultos e protestos", disse.

Segundo o Itamaraty, não há registro de brasileiros afetados pelo blecaute.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.