Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Japonesas perdem o posto de mais longevas do planeta

Alpino

DE SÃO PAULO

Depois de ostentarem por 27 anos o maior índice de longevidade em todo o mundo, as japonesas viram sua expectativa de vida cair no último ano e ser ultrapassada pelas habitantes de Hong Kong.

A queda é mais um efeito a longo prazo do tsunami que devastou a costa do Japão em março de 2011 e deixou quase 20 mil mortos ou desaparecidos.

Hoje, a média de vida entre as japonesas é de 85,9 anos -contra 86,3 em 2010, segundo o Ministério da Saúde do país. Em Hong Kong, o índice entre as mulheres é de 86,7.

O governo lamentou a queda, culpando, em grande parte, o desastre do ano anterior. Contudo, mesmo sem o tsunami, as autoridades acreditam que a taxa ainda seria inferior à de Hong Kong devido ao aumento nos casos de suicídio e de mortes causadas por doenças no país.

Os homens japoneses, por sua vez, vivem em média 79,44 anos, empatados com os italianos. Os mais longevos são os suíços, com 80,2.

No Brasil, a expectativa de vida entre as mulheres era de 77,32 anos em 2010, segundo o IBGE. Entre os homens, a marca ficava em 69,7.

Com mais de 127 milhões de habitantes, o Japão é o 10º país mais populoso do mundo.

Com avanços no sistema de saúde e taxa de natalidade em declínio, a nação asiática tornou-se também uma das sociedades com envelhecimento mais veloz. Estima-se que mais de 20% da população tenha mais do que 65 anos.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.