Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Projeto conecta desconhecidos para bate-boca sobre polêmicas políticas

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Dois desconhecidos conversam ao telefone. O tópico do dia é aborto, e a condição para manter esse bate-papo é apenas uma: discordar.

O telefonema faz parte de um projeto do americano Pascal Rettig, 33, que batizou essa ideia de "Political Screaming Match" -"disputa política de grito", em inglês.

Para sua surpresa, "apesar do nome, há poucas palavras em tom alto", conta à Folha.

Rettig montou o site há pouco mais de um mês, "como projeto de final de semana". Desde então, gravou mais de 260 conversas -60 delas, diz, com "alguma substância", ou seja, mais do que um "oi" seguido de "tuu... tuu... tuu..."

Programador, ele desenvolveu um mecanismo simples. O site propõe um tópico, conecta pessoas de posições distintas e as deixa conversar, sem mediação nenhuma.

No caso do aborto, uma das conversas gravadas é educada, apesar de logo após o "alô" um dos lados emendar um "então você acredita que o direito das mulheres vem depois do direito de células?".

"As pessoas nos EUA estão engajadas, mas elas costumam repetir os argumentos da plataforma dos partidos", diz Rettig. "Prefiro instigar as pessoas a pensar sozinhas."

Rettig não é filiado a nenhum partido. Mas ele votará, em novembro, no presidente Barack Obama -eleito em um pleito marcado, aliás, pelo uso das redes sociais.

"O discurso hoje não é tão controlado quanto os partidos gostariam que ele fosse."

O áudio de algumas conversas está em politicalscreamingmatch.tumblr.com.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.