Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Autor de atentado pertenceu ao Exército

Ligado a grupos racistas, Wade Michael Page esteve nas Forças Armadas dos Estados Unidos durante seis anos

Presidente Barack Obama promete apoiar investigação sobre a morte de seis pessoas em um templo sikh

DE WASHINGTON

Um homem de 40 anos que pertenceu ao Exército e está ligado a grupos que pregam a supremacia branca foi identificado ontem pela polícia americana como o atirador que matou seis pessoas em um templo sikh nas cercanias de Milwaukee, Estado de Wisconsin, anteontem.

Wade Michael Page, que passou seis anos no Exército dos EUA até 1998 trabalhando com contrapropaganda e tocava em bandas com nomes como End Apathy ("acabe com a apatia") e Definite Hate ("ódio definido"), foi morto em tiroteio com a polícia no local do ataque. A motivação é desconhecida.

As vítimas foram cinco fiéis -quatro homens e uma mulher com idades de 39 a 84 anos- e o líder do templo, Satwant Kaleka, 65. Um policial e mais duas pessoas ficaram feridos.

O Centro Legal Southern Poverty (pobreza sulista), que estuda extremismo, diz ter identificado Page em 2000, quando ele tentara comprar artigos de propaganda supremacista.

"Wade Michael Page era um neonazista frustrado que liderava uma banda racista", acusa a diretora, Heidi Beirich, no site do centro.

Em sua página no MySpace, atualizada em fevereiro, a End Apathy cita Page como líder. As músicas, com nomes como "Autodestruição", "Idiotas Úteis" e "Submissão", beiram o ininteligível.

A banda era ligada ao selo Label 56, também acusado de promover o racismo. Na página, há cartazes de shows com outras bandas e símbolos como a forca, usada em assassinatos de negros nos EUA no passado.

Na tarde de ontem, a gravadora tirou do ar seu material sobre a banda e postou um comunicado em que se solidariza com as famílias das vítimas e alerta seus fãs: "Não vejam o que Wade fez como algo respeitável nem pensem que somos todos assim".

Em entrevista removida, Page diz ter criado a End Apathy em 2005 para "descobrir o que é preciso para alcançar resultados positivos e o que nos segura". "É preciso disciplina para seguir firme na nossa sociedade doente."

Page cresceu no Colorado -Estado que em julho foi palco de uma chacina em um cinema- e se mudou para Oak Creek, subúrbio de Milwaukee, no ano passado.

O "New York Times" ouviu a madrasta de Page, Laura, que se declarou chocada. "Não imagino o que o levou a fazer isso", disse, relatando que que Page perdeu a mãe aos 13 anos e por isso viveu com a avó.

O presidente Barack Obama, candidato à reeleição, declarou estar "profundamente entristecido" e prometeu apoio à investigação.

(LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.