Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Obra d'Osgemeos é associada a terrorismo

Enquete do canal Fox nos EUA gera comparações de mural com guerrilheiro muçulmano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um novo mural da dupla de artistas Osgemeos, inaugurado na semana passada em Boston, está sendo comparado à representação de um terrorista muçulmano por mostrar uma figura amarela com a cabeça coberta na empena cega de um prédio no centro financeiro da cidade.

As reações foram provocadas por uma enquete da filial local do canal Fox, alinhado à direita norte-americana, que perguntou a espectadores e internautas o que achavam que a obra representa.

Desde sábado, quando a enquete foi ao ar na página da Fox no Facebook, há cerca de 600 comentários, de manifestações de apoio aos artistas a ataques comparando a figura a uma "criança de pijama tentando parecer um terrorista da Al-Qaeda" ou a "um tapa na cara de Boston".

Outro internauta classificou o mural, que ficará no prédio até novembro de 2013, de "glorificação do vandalismo dos guetos financiada pelos orçamentos inchados e irrelevantes dos museus".

A nova obra pública dos irmãos paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo, que assinam como Osgemeos, faz parte de uma mostra no Institute of Contemporary Art de Boston, que financiou a obra com um hotel da cidade.

À Fox, o curador do museu, Pedro Alonzo, disse que esse tipo de figura é recorrente na obra d'Osgemeos e que se trata se uma criança de pijama com uma blusa na cabeça.

Em nota enviada à Folha, o museu afirma que "Osgemeos esperam que seu mural traga cor e energia às ruas de Boston, além de inspirar a imaginação e a curiosidade".

Diretores do museu reiteram que "esses personagens amarelos são icônicos e recorrentes na obra d'Osgemeos e aparecem em várias situações, às vezes em cenas oníricas, às vezes em situações urbanas, como no metrô".

Carol Rose, diretora da American Civil Liberties Union, defendeu o mural. Segundo seu comunicado, a obra "desperta uma discussão mesmo com a facilidade com que muitos são vitimados por estereótipos culturais sem embasamento". Os artistas não foram localizados até o fechamento desta edição.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.