Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teerã convida Brasil para encontro sobre crise

DE SÃO PAULO

O governo do Irã convidou o Brasil para o encontro que fará amanhã em Teerã sobre o conflito na Síria.

A expectativa, no entanto, é que o Brasil não participe da discussão, já que também não esteve presente na reunião do grupo de Amigos da Síria (pró-oposição) em Paris, em 6 de julho. O Itamaraty tem privilegiado as discussões multilaterais na ONU.

Oficialmente, o Itamaraty disse apenas que "não está prevista" a participação brasileira.

Teerã anunciou que ao menos dez países já confirmaram presença no encontro para "consultas" sobre a situação no país. Nenhum dos governos anunciou publicamente sua participação.

A Organização das Nações Unidas já declarou que não enviará nenhum representante a Teerã. No mês passado, o enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan -que deixará o posto no fim de agosto-, esteve no Irã e manifestou seu apoio para que o país persa, um dos únicos aliados do ditador Bashar Assad na região, se tornasse um interlocutor na resolução do conflito. Os EUA e outros países ocidentais logo rechaçaram a ideia.

Segundo o vice-chanceler iraniano para assuntos árabes e africanos, Amir Abdollahian, o Irã apoia o plano de seis pontos de Annan e trabalhará com base nele no encontro com os países aliados. (ISABEL FLECK)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.