Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fareed Zakaria, editor da 'Time', é acusado de plágio

Jornalista foi suspenso da revista e também da rede de televisão CNN, em que trabalha

DE SÃO PAULO

Fareed Zakaria, editor colaborador da revista "Time" e apresentador da rede CNN, foi suspenso de ambos os veículos ontem após admitir ter plagiado partes de um texto publicado na edição de abril da revista "New Yorker".

Após ser apontada a semelhança entre um texto de Zakaria sobre o controle de armas e um artigo de Jill Lepore na "New Yorker" de abril, o jornalista assumiu a culpa.

"Repórteres indicaram que parágrafos na minha coluna na 'Time' desta semana têm similaridades com parágrafos do ensaio de Jill Lepore [...]. Eles estão certos. Cometi um engano terrível", afirmou o jornalista em nota.

A revista "Time", em seguida, afirmou que aceitava as desculpas de Zakaria -que editou a "Newsweek International" entre 2000 e 2010.

"Mas o que ele fez viola nossos padrões para colunistas de que o trabalho deles deve não apenas ser factual, mas original. [...] Como resultado, estamos suspendendo a coluna de Zakaria por um mês, com pendência de revisão futura", disse a "Time".

A CNN também suspendeu Zakaria, notando que "ele escreveu um post curto de blog no CNN.com sobre o mesmo assunto que incluía excertos similares não atribuídos".

O "The Atlantic Wire" nota, em tom jocoso, que o jornalista tinha lançado mão do mesmo método na metade deste ano, quando fez dois discursos bastante semelhantes para alunos das universidades Harvard e Duke.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.