Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Conacri é uma imensa favela", diz embaixador

DE BRASÍLIA

"Conacri é uma imensa favela, pior do que as nossas."

É assim que o embaixador José Fiúza Neto define a capital da Guiné. Há quatro anos ele é o único diplomata brasileiro no país africano.

Até há pouco tempo, o diplomata acumulou a função de embaixador em Serra Leoa, hoje com sede própria.

"Não existe esgoto, o fornecimento de água é precaríssimo. Em algumas áreas da cidade mais habitadas por estrangeiros, esse fornecimento ocorre, mas em geral não existe. Até para escovar o dente você utiliza água mineral", relata o diplomata.

O cenário, entretanto, está longe de ser o retrato de todas as embaixadas na África.

O estigma e o desconhecimento da rotina em capitais africanas são apontados, na verdade, como outro fator para a falta de interesse dos diplomatas por esses postos.

A embaixadora brasileira em Gana lembra a estabilidade política e os baixos índices de violência como bons indicadores do país.

"Viver em Acra não é um problema. A cidade é agradável, bem abastecida, com bom atendimento médico, elites profissionais e culturais interessantes", afirma Irene Vida Gala.

Segundo ela, os estereótipos de capitais africanas são realidades "já muito ultrapassadas".

(FF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.