Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

25 morrem em briga em presídio na Venezuela

Conflito entre gangues rivais deixou ao menos 45 feridos; 900 visitantes se recusam a sair

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 25 pessoas morreram e 45 ficaram feridas durante um conflito entre gangues rivais no presídio Yare 1, próximo a Caracas, na Venezuela, anteontem.

É um dos mais graves episódios de violência na série de conflitos carcerários que se intensificou no país desde o ano passado.

Os enfrentamentos em Yare 1 duraram aproximadamente quatro horas, durante as quais foram ouvidas explosões de quatro granadas.

A maioria das vítimas ocupava uma área do presídio chamada "La Fosa", local onde ficam cerca de cem presos que não podem pagar por um lugar melhor às organizações criminosas que controlam a carceragem.

Cerca de 900 mulheres que estavam dentro do presídio visitando internos não deixaram o edifício, na tentativa de proteger os parentes com sua presença ali.

"Houve um enfrentamento entre dois grupos que se encontram fortemente armados dentro da prisão, o que ocasionou essa situação de violência", afirmou a ministra de Assuntos Penitenciários, Íris Varela.

A pasta ocupada por Varela foi criada em julho de 2011, em resposta a uma das maiores tragédias do sistema carcerário venezuelano -uma rebelião no presídio de Rodeo, no mês anterior, deixara ao menos 30 mortos.

A questão penitenciária tornou-se um dos maiores problemas da gestão Hugo Chávez, que já o classificou como um "câncer", e é tema frequente de ataques da oposição ao governo. Chávez concorre à reeleição em outubro.

Yare 1, onde o presidente esteve preso quando foi acusado de liderar um golpe de Estado em 1992, tem capacidade para 750 presos.

Atualmente, estão detidas ali 3.150 pessoas, um excedente de 2.400 presos.

Segundo o Observatório Venezuelano de Prisões, 567 pessoas morreram em prisões desde a criação do Ministério de Assuntos Penitenciários.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.