Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Partido já prepara novos nomes para eleição daqui a quatro anos

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
DE SÃO PAULO

A escalação de oradores da convenção mostra quem é quem na geração 2016 do partido republicano.

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, aparece como a grande estrela: ele ficou com o filé mignon, o chamado "discurso principal". Em 2004, o memorável "discurso principal" do então senador estadual Barack Obama foi seu trampolim para o cenário político nacional e candidatura a presidente quatro anos depois.

Christie é queridinho dos conservadores fiscais, por equilibrar as contas de seu Estado, e foi pressionado a se candidatar nas primárias deste ano. Recusou e apoiou Romney já em outubro do ano passado -e teve seu nome cotado para vice. Ele aparece como um dos nomes mais promissores para uma candidatura presidencial em 2016, caso a dupla Romney-Ryan naufrague neste ano.

Outro integrante da geração 2016 é o senador Marco Rubio, que também esteve cotado para vice. O senador fará o discurso de apresentação de Romney, o segundo mais cobiçado da convenção.

Rubio, apelidado de "Obama da direita", mata dois coelhos para o partido: é favorito do Tea Party e é filho de imigrantes cubanos, atraindo os hispânicos.

Romney tem uma desvantagem brutal entre eleitores latinos -segundo pesquisa USA Today-Gallup de junho, Obama detém 66% das intenções de voto hispânico. Neste quesito, outro nome em ascensão terá destaque na convenção: Susana Martinez, do Novo México, primeira governadora hispânica do país.

As mulheres são grande alvo da convenção. Dois talentos emergentes estarão no horário nobre da convenção: a senadora de New Hampshire Kelly Ayotte e a governadora da Carolina do Sul, a indiana-americana Nikki Haley.

E, por último mas não menos importante, o grande representante da geração 2016 (e geração X) é o indicado para vice, Paul Ryan.

Os discursos de Christie e Rubio podem ser passaporte para grande destaque no cenário político dos EUA. Ou podem dar em nada. Não custa lembrar que, em 2008, o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani fez um dos principais discursos da convenção. Desde então, não se candidatou a mais nada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.