Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Costa Concordia vira atração turística no litoral da Toscana

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As belas praias, as charmosas casas coloridas e o castelo medieval sobre uma colina já deixaram de ser as únicas atrações turísticas da pequena ilha de Giglio, na costa da Toscana.

Nos últimos meses, moradores locais perceberam o potencial para atrair curiosos que tinha o enorme casco branco incrustado em rochas próximas ao porto da ilha.

Hoje, por cerca de € 10 (R$ 25), turistas que vão à região podem pegar um ferry para chegar a alguns metros do navio Costa Concordia, que naufragou na costa em 13 de janeiro, com mais de 4.000 pessoas a bordo.

A tragédia, causada por uma manobra arriscada do capitão Francesco Schettino, deixou 32 mortos.

No entanto, quem escolhe entrar no barco a partir do porto de Santo Stefano (a 15km de Giglio) para ver de perto o navio parcialmente submerso não considera o passeio uma opção mórbida.

"É muito triste ver um gigante deitado ali, naquele estado. Mas a vida na ilha precisa seguir, e é por isso que também quisemos passar o nosso feriado aqui", disse Lucia, uma passageira, à agência France Presse.

O prefeito de Giglio, Sergio Ortelli, garante que o desastre gerou um "boom" no turismo da ilha. "Cresceu o número de turistas que vêm durante o dia, com curiosos tirando fotos do gigante parado sobre as rochas", afirmou.

O fascínio dos turistas sobre o triste fim do luxuoso navio de mais de 114 toneladas e de seus passageiros deve durar, ao menos, até o primeiro semestre de 2013, para quando foi adiado o trabalho de remoção do navio. O plano é endireitar a embarcação e fazê-la navegar novamente.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.