Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Vice de Romney mentiu seu melhor tempo em maratona

Matt Sullivan/Getty Images/France Presse
Paul Ryan, candidato republicano a vice-presidente, participa de campanha em Ohio
Paul Ryan, candidato republicano a vice-presidente, participa de campanha em Ohio

RODOLFO LUCENA
DE SÃO PAULO

Paul Ryan foi pego na mentira. O vice na chapa republicana que disputa a Presidência dos EUA jamais correu uma maratona em menos de três horas, como afirmou a um programa de rádio na semana passada.

Conhecido por sua extrema dedicação à boa forma e aos exercícios físicos, Ryan emitiu desmentido na última sexta-feira, afirmando que havia se enganado em relação ao seu recorde pessoal. Na única maratona de que participou, seu tempo foi de pouco mais de quatro horas, o que é respeitável, mas bem mais comum.

Na entrevista ao radialista Hugh Hewitt, Ryan, 42, lembrou seus tempos de atleta universitário, quando praticava corrida de longa distância. O entrevistador perguntou se chegara a correr maratona e qual seu melhor tempo. "Menos de três horas. Eu fiz duas horas, 50 minutos e alguma coisa", respondeu.

A revista "Runner`s World" dos EUA foi buscar comprovação do feito do político. Encontrou somente um registro de Paul Ryan, na Grandma's Marathon (maratona da vovó), em Duluth, Minnesota, em 1990, com tempo de 4h01min25 (o recorde mundial é 2h03min38).

Maratonistas dedicados, comentando a história nas redes sociais, acharam estranho alguém se esquecer de sua melhor marca.

O candidato acabou admitindo que havia exagerado: "A corrida foi há mais de 20 anos, mas meu irmão Tobin me lembrou de que ele é o dono do melhor tempo em maratonas na família e nunca terminou uma delas em menos de três horas", disse.

Desde então, nunca mais enfrentou a distância devido a problemas nas costas, mas disse que ainda corre até dez milhas (cerca de 16 km).

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.