Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jovem prefeito hispânico ganha espaço e faz o principal discurso

DA ENVIADA A CHARLOTTE

Julián Castro, o jovem prefeito da cidade texana de San Antonio escalado para o mesmo posto de orador principal que catapultou Barack Obama na convenção de 2004, usou seu discurso para acusar Mitt Romney de tentar destruir a classe média e de não entender o país.

"[Com suas propostas] ele não está só penalizando a classe média, ele a está desmantelando. Isso desmantelaria o que gerações construíram para garantir que todos tenham uma chance", afirmou o democrata.

Apresentado pelo irmão gêmeo e candidato à Câmara Joaquín, Julián, 37, narrou sua história para ilustrar a máxima americana da conquista dos sonhos por meio do trabalho.

Netos de mexicanos e filhos de uma ativista política, os irmãos estudaram na Universidade de Stanford e se pós-graduaram em direito em Harvard. Julián se elegeu prefeito em 2009 e se reelegeu em 2011 com 82%.

Coube a ele desconstruir a mensagem de Romney de que se chega ao sucesso sozinho.

"Romney não entende. Há alguns meses, ele aconselhou universitários de Ohio a iniciar um pequeno negócio. Como? Emprestando dinheiro dos pais. Nossa, como não tive essa ideia?", ironizou.

Prefeitos como Castro, jovens vindos de minorias, ganharam discursos de destaque na convenção -tentativa do partido de mostrar que acompanha a evolução demográfica nos EUA. (LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.