Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Realeza processa revista por imagens de Kate de topless

Fotos de publicação francesa mostram príncipe William, do Reino Unido, e a mulher trocando carícias em varanda

Jornais britânicos tiveram acesso às imagens íntimas do casal, mas decidiram não publicá-las; revista é de grupo de Berlusconi

LISA O'CARROLL
DO "GUARDIAN"

O princípe William e sua mulher, Kate Middleton, abriram processo na França contra a "Closer", revista de celebridades controlada pelo ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, que publicou fotos dela tomando sol de topless.

Nas imagens, Kate, duquesa de Cambridge, aparece com seios à mostra e trocando carícias com William, aparentemente no terraço da casa do primo dele, lorde Linley, na região francesa de Provença, na semana passada.

A realeza britânica não mediu palavras em sua condenação à publicação: "O incidente lembra os piores excessos da imprensa e dos paparazzi quando [a princesa] Diana [morta em 97] era viva", disse em comunicado.

O processo foi aberto nos termos da lei francesa de proteção à privacidade, a mais rigorosa da Europa.

Harry Page, o fotógrafo oficial da família real, disse à Sky News que, pelo que viu, as fotos foram tiradas com teleobjetivas potentes, de muito longe.

A "Closer" defendeu sua decisão de publicar as fotos, e a editora-chefe, Laurence Pieau, as descreveu como uma bela série que mostra um casal apaixonado, e de forma alguma degradantes.

Ela disse que dispunha de outras fotos mais íntimas tiradas na mesma ocasião e que optou por não publicar.

Os jornais britânicos não publicaram as imagens. Tiveram ofertas de um conjunto diferente de fotos obtidas com teleobjetivas, semana passada, mas as recusaram.

A família real recorre rara e relutantemente à Justiça contra a mídia, apesar de ser alvo de atenção constante.

A publicação das fotos do topless de Kate também deve ser levada em conta pelo juiz lorde Leveson, que está redigindo um relatório quanto à futura regulamentação da imprensa britânica, para consideração pelo governo.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Veja as fotos publicadas pela revista francesa
folha.com/no1153601

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.