Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aniversário do Ocupe tem 150 detenções

RAUL JUSTE LORES
DE NOVA YORK

Quase 150 pessoas foram detidas durante o primeiro aniversário do movimento Ocupe Wall Street, ontem em Nova York.

Duas barricadas se formaram logo pela manhã -a policial e a dos manifestantes. A polícia controlava o acesso nos arredores da Bolsa de Valores, enquanto o Ocupe tentava barrar a chegada das milhares de pessoas que trabalham no distrito financeiro da cidade, sentados em cadeiras de rodas em cruzamentos.

Os manifestantes tinham anunciado que entregariam "mandados de prisão cidadãos" a banqueiros no momento em que estes chegassem ao trabalho, o que não chegou a acontecer.

Cerca de 500 manifestantes protestaram na praça em frente ao Museu Nacional dos Índios Americanos. O número de policiais e de turistas superava o de ativistas.

O protesto angariou manifestações das mais variadas correntes. Cartazes com inscrições como "A dívida é pesada demais", "Pare as grandes mentiras do grande petróleo, a mudança de clima mata", "Regulamente o mercado inflacionado da arte", "Poder ao WikiLeaks" e que "Os banqueiros paguem a sua dívida" eram acompanhados de discursos sem megafone.

Como no ano passado, cada líder que fazia um discurso fazia pausas em sua fala -e cada frase era repetida pelas dezenas de pessoas ao redor que conseguiam ouvi-lo.

Discursos ambientalistas -contra o fraturamento de rochas para obtenção de gás, contra o carvão e as empresas petrolíferas, foram bem mais numerosos que os dirigidos ao mercado financeiro.

Impedida de ocupar as ruas, a manifestação se deslocou à tarde para se instalar no parque Battery, perto do distrito financeiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.