Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em SP, mexicano prega nova aliança com Brasil

Presidente eleito Peña Nieto se reúne hoje com Dilma para tratar de comércio e carros

DE SÃO PAULO

O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, pregou ontem em São Paulo maior integração comercial com o Brasil enquanto defendeu a expansão na região da Aliança do Pacífico, bloco do país com Colômbia, Chile e Peru considerado um contrapeso ao Mercosul.

"Temos que nos afastar dos que querem nos colocar como rivais e competidores quando nossas economias têm grande complementaridade", disse Peña Nieto, que se reúne hoje em Brasília com a presidente Dilma Rousseff.

Na pauta, está a arrastada negociação para um tratado de livre-comércio bilateral e o acordo de cotas para importação de veículos mexicanos.

Do PRI (Partido Revolucionário Institucional), Peña Nieto, que assume em dezembro, disse que a Aliança do Pacífico é oportunidade para reaproximar o México da região: "[A aliança] não está fechada, tanto a países da América Latina como eventualmente a países da Ásia".

Chefe da equipe de transição do futuro governo, Luis Videgaray disse que a expansão não visa contrabalançar o Brasil. "O que é bom para o Brasil é bom para o México."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.