Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China põe em atividade seu 1º porta-aviões

DE PEQUIM

Em meio à crise com o Japão, a China colocou seu primeiro porta-aviões em atividade ontem. A cerimônia realizada no porto de Dalian contou com a participação da cúpula do governo, incluindo seu líder máximo.

A embarcação, de fabricação russa, foi comprada em 1998 e totalmente reformada na China. Ainda sem capacidade bélica, será usada inicialmente apenas para treinamento.

O Ministério da Defesa afirmou que o porta-aviões "aumentará a força operacional da Marinha".

Analistas militares vêm minimizando a importância do porta-aviões em comparação ao poderio naval americano na Ásia.

"Para o futuro previsível, as capacidades do porta-aviões serão simplesmente modestas demais para desafiar a projeção do poder americano no Leste da Ásia", escreveram, em artigo recente, os analistas Andrew Erickson e Gabe Collins, na publicação "The Diplomat".

"Mas a embarcação pode lançar uma sombra imediata no mar do Sul da China, onde rivais com menos capacidade militar já se sentem ameaçados pelas crescentes capacidades do seu vizinho gigante."

Além do Japão, a China entrou em confronto diplomático com Filipinas e Vietnã por causa de territórios marítimos em disputa.

(FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.