Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente da Colômbia revela que tem câncer

Santos fará amanhã cirurgia na próstata; operação tem 97% de chances de sucesso, diz

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, 61, anunciou ontem, em um pronunciamento na TV, que recebeu o diagnóstico de câncer de próstata e será operado amanhã.

De acordo com sua fala, a cirurgia foi recomendada por seu médico pessoal e três especialistas dos EUA e tem, segundo o mandatário, 97% de chance de sucesso.

Santos afirmou que receberá anestesia local para a intervenção e que continuará exercendo "a todo momento" as suas funções.

No anúncio oficial, o presidente declarou ainda que realiza seus exames de saúde em dia. Ele disse também que a única recomendação médica será não viajar de avião por duas semanas.

No início do mês passado, Santos anunciou o início de um diálogo de paz com as Farc, principal grupo armado com atuação no país.

Ao contrário das últimas tentativas de acordo entre governo e guerrilha, feitas por seu antecessor, Álvaro Uribe, o presidente afirmou que não haveria cessar-fogo durante as negociações, que começam no próximo dia 15, na Noruega, segundo as Farc.

OUTROS CASOS

Casos de câncer têm atingido diversos chefes de Estado na América Latina recentemente. No Brasil, Lula passou por tratamento para extirpar um tumor na laringe, o qual desapareceu em março.

Antes de ser eleita, em 2009, Dilma Rousseff tratou um câncer linfático. Em 2010, Fernando Lugo, ainda presidente do Paraguai, recebeu diagnóstico semelhante. Na Argentina, Cristina Kirchner removeu a tireoide sob suspeita de tumor, não confirmada posteriormente.

O caso mais sério foi o do venezuelano Hugo Chávez, operado três vezes de câncer no cólon, em Cuba, a última delas em fevereiro deste ano. Ele se disse "milagrosamente" curado em julho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.