Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Versão do reality show musical 'The Voice' na China provoca protestos

Vencedor do programa interpretou canção patriótica um mês antes de congresso do PC chinês

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A final da versão chinesa do reality show musical "The Voice" -que começou a ser exibido pela Globo no Brasil em setembro- provocou protestos e acusações de manipulação política, um mês antes do congresso em que o PC da China trocará sete dos nove membros de sua cúpula.

A final do concurso -realizada no último domingo, em Xangai, após dois meses e meio de transmissão e altos índices de audiência no país- foi vencida por Liang Bo, que cantou a canção patriótica "China, Te Amo".

A apresentação de Liang ocorreu na véspera do Dia Nacional, 1º de outubro, data em que a República Popular da China festeja o aniversário da sua fundação, em 1949.

A proximidade do feriado e do congresso do PC, em 8 de novembro, foi o estopim nas redes sociais chinesas de uma série de reclamações de espectadores do reality insatisfeitos com o resultado.

"Essa música é um presente para o próximo congresso do partido?", indagou um espectador num dos fóruns da internet dedicados à discussão do programa. "Começou como um milagre, mas terminou como uma bagunça", comentou outro sobre o reality.

As acusações de interferência política mudaram até a torcida dos fóruns da internet -participantes favoráveis a Liang passaram a elogiar Wu Mochou, a outra finalista, antes vista como "bruxa".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.