Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney faz sucesso com piadas e 'Garibaldo'

DE WASHINGTON

Um personagem infantil de pano e penas acabou sendo a principal lembrança do debate presidencial em Denver.

Garibaldo, protagonista do clássico "Vila Sésamo", na TV há 43 anos, se viu repentinamente sob risco de demissão, alimentando uma avalanche de comentários na internet.

"Desculpe, Jim, vou ter de suspender o subsídio à PBS", afirmou Romney ao ser indagado pelo mediador Jim Lehrer, veterano âncora da rede pública de TV PBS, sobre os cortes que faria. "Eu gosto da PBS. Adoro o Garibaldo. Gosto até de você."

"Big Bird" -o nome de Garibaldo em inglês- ficou, na noite de quarta, entre os termos mais procurados no Google e rendeu 17 mil tuítes por minuto, o que deve lhe garantir um lugar no anedotário dos debates presidenciais.

Virou também alvo para Obama ontem, no comício em Denver. "Ainda bem que alguém resolveu ser duro com o Garibaldo! Já era hora. Não sabíamos que o Garibaldo estava aumentando a dívida pública", atacou o presidente.

A afirmação de Romney provocou revolta entre os defensores de Lehrer e da PBS, uma das instituições mais respeitadas da mídia americana e que há anos tem problemas de financiamento.

A tirada era uma tática dos estrategistas para o candidato soar mais amigável para o público, e veio acompanhada de outras piadas treinadas por meses e feitas pelo normalmente circunspecto republicano ao longo da noite.

"Tenho cinco meninos, estou acostumado com gente que diz algo que não é verdade e repete esperando que eu acredite. Não é o caso aqui, tudo bem? Não vou reduzir os impostos dos americanos com renda maior", retrucou em uma das vezes que Obama acusou-o de aumentar o fardo da classe média.

NOITE ROMÂNTICA

Na abertura, brincou com o aniversário de casamento do presidente (20 anos anteontem), dizendo que enfrentá-lo no palco era exatamente a noite romântica que Obama havia planejado.

Em outro momento, atacou: "Sr. presidente, o senhor tem direito ao seu próprio avião, sua própria casa, mas não a seus próprios fatos".

A performance aparentemente surtiu efeito. Em uma pesquisa da CNN com 430 eleitores imediatamente após o debate, 46% responderam que Romney tinha sido o mais simpático, e 45%, Obama. (LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.