Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grécia

Premiê quer condições de socorro financeiro idênticas às da Espanha

DA EFE - O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, pediu ontem ao presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi, que seu país possa dispor das mesmas condições de socorro financeiro que foram oferecidas à Espanha.

"Gostaríamos que a Grécia pudesse participar do que vai ser permitido à Espanha - não ter de pedir empréstimo para recapitalizar seus bancos ou não fazer isso por meio do FMI (Fundo Monetário Internacional). Isso ajudaria a reduzir nossa dívida", disse o premiê, durante um evento em Paris.

Em junho, o Conselho da União Europeia aprovou pedido do governo espanhol de recapitalização de seu setor bancário -em tese, a injeção direta de recursos nos bancos evitaria a imposição de mais medidas de austeridade, como as que o FMI impõe aos países que necessitam de seu dinheiro.

Eleito premiê da Grécia em junho, em segunda votação -a primeira não permitiu formar um governo de coalizão-, Samaras se vê às voltas com protestos praticamente diários contra as medidas anticrise.

O premiê disse, ainda, que o presidente do BC Europeu está fazendo os "movimentos certos" pela recuperação econômica dos países da eurozona.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.