Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Capriles deve disputar cargo com o atual vice

DE CARACAS

Em pouco mais de dois meses, o oposicionista Henrique Capriles pode estar novamente numa batalha frente a frente com um expoente do atual governo da Venezuela.

Desta vez, o embate ocorreria pelo controle do importante Estado de Miranda, na eleição regional marcada para dezembro.

Capriles tentaria a reeleição em Miranda, segundo Estado mais populoso do país -ele havia se afastado doc argo para concorrer com Chávez à Presidência.

É possível que seu rival nessa nova eleição seja Elias Jaua, hoje vice-presidente.

Até o fim deste mês, Chávez deve anunciar se Jaua realmente deixará o cargo de vice para concorrer a governador do Estado, como chegou a dizer no ano passado.

No sistema da Venezuela, diferentemente do que ocorre no Brasil, os vices não são eleitos na chapa do presidente. Eles são indicados livremente após a eleição, como se fossem ministros.

Assim, se Jaua deixar o cargo, Chávez precisará nomear outro vice-presidente para seu novo mandato, que começa em janeiro.

A decisão sobre o vice é especialmente relevante tendo em vista o fato de Chávez, 58, ter se submetido a tratamento de câncer e persistirem dúvidas sobre sua saúde.

Segundo a legislação venezuelana, em caso de morte do presidente morrer até o quarto ano do mandato, nova eleição é convocada em 30 dias.

Em caso de falta no presidente nos últimos dois anos do mandato, o vice assume.

Caso Jaua seja confirmado candidato a governador, especula-se que o chanceler Nicolás Maduro poderia ser o novo vice de Chávez.

MENSAGEM

Desapontado com a derrota, o rico leste de Caracas, bastião da oposição na Venezuela, viveu ontem clima de melancólico feriado, com algumas lojas fechadas e menor movimento nas ruas.

À noite, dezenas de manifestantes fizeram passeata contra o resultado, que classificaram de fraudulento.

Capriles não fez manifestações públicas, mas gravou um spot televisivo para agradecer os mais de 6 milhões de votos que recebeu.

Na mensagem, ainda sem data para ir ao ar, Capriles deve dizer o que fará no seu futuro político imediato.

É provável que anuncie sua candidatura ao governo de Miranda. Seria uma forma de se manter em evidência. (FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.