Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Romney anula a vantagem de Obama nas pesquisas

Pela 1ª vez, republicano está numericamente à frente em média de sondagens

Oposicionista assumiu ar 'presidencial' após debate, mas não se tornou favorito, já que eleições são indiretas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, anulou a vantagem de seu concorrente na eleição de 6 de novembro, o presidente Barack Obama, e tem 0,7 ponto percentual a mais que o democrata na média das pesquisas nacionais nos EUA, compilada pelo site Real Clear Politics -embora ainda dentro da margem de erro.

É a primeira vez que o republicano supera o democrata numericamente no agregado do site, parâmetro mais seguido pelos especialistas.

Isso não quer dizer que Romney virou favorito, no entanto, uma vez que nos EUA a eleição é indireta: são delegados eleitos pelos Estados que escolhem o presidente.

Na semana passada, a média do RCP dava a Obama quatro pontos de vantagem.

Ontem, novo levantamento divulgado pela agência Reuters e pelo instituto Ipsos mostrava os postulantes à Presidência empatados, com 45% das intenções de voto.

Para os analistas, a razão do avanço de Romney é seu desempenho no debate televisivo da quarta-feira passada, em que a performance do republicano foi considerada muito superior à de Obama.

Segundo Cliff Young, do Ipsos, os números das pesquisas refletem também a percepção de que a economia americana se recupera em ritmo lento, apesar de o desemprego no país ter caído a menos de 8%, o que em tese favorece o atual presidente.

"É uma disputa bastante acirrada, e Romney assumiu um ar muito mais 'presidencial' aos olhos das pessoas [depois do debate]", avalia o especialista em pesquisas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.