Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Venezuela continua no Fundo, apesar de Chávez

DO ENVIADO A TÓQUIO

Cinco anos depois de o presidente Hugo Chávez ter anunciado com estardalhaço a saída da Venezuela do FMI "dominado por falcões americanos", o país ainda não tomou nenhuma providência para se desligar da entidade -e, além disso, mantém um membro no diretório.

"Nunca houve uma solicitação formal", disse à Folha Miguel Savastano, vice-diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI. "A Venezuela continua participando normalmente."

O representante venezuelano no Fundo é o ex-ministro das Finanças de Chávez José Rojas, que consta na lista dos participantes do encontro do FMI em Tóquio. Ele não foi localizado pela reportagem ontem para comentar.

Chávez anunciou a saída do FMI pela primeira vez em 30 de abril de 2007. Na época, disse que iria formalizar a retirada no mesmo dia.

"Vamos nos retirar. Quero assinar nesta noite e solicitar que nos devolvam o que nos corresponde", disse na época. "Não nos faz falta estar viajando a Washington."

A Venezuela tampouco saiu do Banco Mundial, como Chávez havia anunciado em 2007, embora em julho tenha se desvinculado do centro de arbitragem de investimentos (Ciadi) em meio a processos com petroleiras envolvendo indenizações de nacionalizações. Outro desligamento não cumprido foi o da OEA (Organização dos Estados Americanos). (FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.