Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Colômbia e as Farc iniciam negociações de paz na Noruega

Equipe de governo Santos se diz otimista; guerrilha envia seu número 2 para conversa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma equipe do governo da Colômbia e um grupo das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) iniciaram ontem nas proximidades de Oslo, na Noruega, a segunda fase das negociações de paz para tentar encerrar o conflito armado mais antigo das Américas.

A reunião foi a portas fechadas. As duas delegações devem falar à imprensa hoje em Hurdal, nos arredores da capital norueguesa, segundo o Ministério das Relações Exteriores do país.

Noruega e Cuba, para onde as negociações se trasladarão nas próximas semanas, são países "fiadores" do processo anunciado pelo governo Juan Manuel Santos em setembro passado. Venezuela e Chile "acompanharão" as reuniões entre as partes.

À diferença de processos anteriores, a negociação se dará sem cessar-fogo em terreno na Colômbia, um aspecto que divide especialistas.

Do lado das Farc, confirmou-se a participação do guerrilheiro Iván Márquez, o segundo na hierarquia da guerrilha depois do comandante Rodrigo Lodoño, o "Timochenko".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.