Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Temas de Oriente Médio devem dominar debate

DE WASHINGTON

Quando se sentarem hoje à mesa na Universidade Lynn, em Boca Raton (Flórida), com o mediador Bob Schieffer para falar de política externa, é altamente improvável que os presidenciáveis citem a América Latina ou o Brasil.

Schieffer, âncora da CBS, quer dedicar metade do debate desta noite -o último entre os candidatos- ao Oriente Médio: dois de seis blocos tratarão das mudanças na região pós- Primavera Árabe e do terrorismo; um terceiro, da tensão com o Irã e de Israel.

Reforçando a vocação de Defesa da política externa americana, haverá um bloco sobre a guerra no Afeganistão e sua extensão ao Paquistão, e um exame do papel dos EUA no mundo, no qual se pressupõe foco nas intervenções militares -dada a piora do conflito na Síria.

Romney terá outra chance para acuar Obama pelas trapalhadas ao lidar com o assassinato do embaixador Chris Stevens na Líbia -no debate anterior, saiu-se mal.

Paradoxalmente, a China, fantasma maior para a hegemonia americana, será alvo só do último bloco, sob risco de ser reduzido.

(LC)

NA TV
Transmitem o debate, às 23h,
Globo News, Band News e CNN

Siga o liveblogging
folha.com.br/122847

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.